Vagas de Estágio:  (37) 99116-7715   Contratos de Estágio:  (37) 98411-4889
Estamos em todo Brasil

Como falar em público pode lhe ajudar

Marcela Alves 14:00

Você conhece aquela pessoa que quando está na roda de amigos fala muito bem, conversa com todo mundo e é muito carismático, mas quando é colocado para falar em público, como numa apresentação de trabalho ou até mesmo numa reunião de equipe, ele trava? Pois é, nem sempre falar bem em público é sinônimo de falar muito.

 

Já mencionamos aqui no blog, em como se comportar numa entrevista de estágio. Mas e depois que você conseguiu aquela vaga e precisa se desenvolver nas reuniões de equipe, conversando com colaboradores e até com clientes, como fazer?

 

Treine!

O treino é o caminho mais árduo, mas também, mais certeiro para você alcançar seus objetivos. Treinar falar em público também! Você pode treinar sozinho, em frente a um espelho, se gravando pra corrigir os erros e, até mesmo, com uma platéia de amigos. Ah não se esqueça de aproveitar as oportunidades e se propor a vencer o medo! Talvez a sua primeira reunião em público não seja tão boa quanto você gostaria, mas na medida que você for praticando a fala será muito mais natural e agradável.

 

Postura!

A comunicação não se vale apenas das palavras que proferimos. Nossos gestos, a postura e concentração também definem muito a atenção que as pessoas vão lhe dar. Voltando ao que falamos antes, é preciso treinar muito bem sua fala junto das posturas, feições e gestos que fará durante a apresentação.

 

Organize suas idéias e use uma linguagem simples!

As vezes pensamos que usar palavras mais rebuscadas podem gerar mais credibilidade. Mas nem sempre é assim! Algumas pessoas podem até entender o que você diz, mas nem sempre a mensagem chegará clara para todos. Outro ponto é: Você domina o que quer transmitir? Pronto! Claro que escolher as palavras certas é muito importante, mas além disso a sua idéia precisa está organizada em sua cabeça e dessa forma a conversa seguirá com mais naturalidade. Supondo que você esteja com seu superior e no meio da sua fala ele te interrompe, caso você tenha uma organização em sua mente, ficará mais fácil retornar ao seu objetivo.

 

Essas dicas também valem para a hora da entrevista. Aproveite para expor suas dúvidas também com segurança.

 

Veja também: Perguntas que você deve fazer durante a entrevista de estágio


newsletter

Receba as últimas publicações diretamente no seu email.

Compartilhe