Vagas de Estágio:  (37) 99116-7715   Contratos de Estágio:  (37) 98411-4889
Estamos em todo Brasil

Estagiário ou Trainee? Qual a melhor opção para a empresa?

Agiel Estágios 17:00

Contratar pessoas que estão entrando no mercado de trabalho traz inúmeras vantagens para a empresa. Dentre os principais benefícios, alguns já citados por aqui, como uma nova visão do mercado, vontade de aprender, profissional sem "vícios" de trabalho e mão de obra mais barata. Mas qual é a melhor opção para sua empresa: contratar um estagiário ou um trainee? Primeiro, entenda a diferença entre eles: 

 

Estagiário  

O estagiário pode ser contratado desde os períodos iniciais da graduação e geralmente possui pouca ou nenhuma bagagem profissional. O foco da contratação de um estagiário é o ensino da profissão e aperfeiçoamento técnico das competência de trabalho do mesmo. Por isso, o estagiário deve ser orientado por algum funcionário dentro da empresa. O estagiário recebe bolsa de estágio e pode, ou não, ser contratado ao final do estágio. 

 

Trainee 

Já o trainee deve ser contratado durante os períodos finais do curso (quando falta, no máximo, 2 anos para a formatura) ou quando é recém-formado (geralmente até 2 anos depois do término da graduação). Em sua maioria, os trainees já possuem alguma experiência profissional (como um estágio) e  devem ter remuneração mínima compatível com o piso da categoria. Enquanto o estágio é mais voltado para o aprendizado, os trainees devem vir com uma bagagem de inovação e liderança para agregar na empresa. É bem comum, por exemplo, exigir um segundo idioma, vivência internacional e cursos extracurriculares desses profissionais. Ao fim do programa, os trainees podem ser direcionados para posições de liderança dentro da empresa. 

O objetivo da sua empresa irá determinar qual é o melhor profissional para agregar a sua equipe 

Pelas diferenças entre trainee e estagiário já é possível perceber o papel que cada um tem dentro de uma empresa. Portanto, é preciso avaliar a sua necessidade e o que você pode oferecer antes de decidir qual dos dois contratar.  

estagiário, por exemplo, é indicado para qualquer tipo de empresa, desde que você possa oferecer supervisão e aprendizado para ele. Em troca você tem um profissional novo no mercado, com ideias e visões diferentes e muita vontade de participar.  

Um trainee é indicado para empresas que buscam profissionais competitivos, para se tornarem líderes e obter resultados acima da média. Nesse caso, não é necessário ensinar a profissão para o funcionário e sim oferecer os meios e as ferramentas para ele se desenvolver e se destacar.  


newsletter

Receba as últimas publicações diretamente no seu email.

Categorias

Compartilhe