CRESCIMENTO PESSOAL, PROFISSIONAL E INTEGRAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO.


Quando se entra em uma universidade um dos maiores desejos dos universitários é conseguir o tão sonhado estágio na sua área. Essa é uma fase muito importante na vida do estudante, pois é no estágio que os estudantes colocam em prática aquilo que aprenderam na sala de aula e onde podem fazer uma troca de experiência com aqueles que já estão no mercado, além de experiência profissional o estágio trás grandes vantagens para a vida pessoal.

O estágio possibilita que o aluno aprenda de maneira mais objetiva alguns fatores de sua profissão que muitas vezes são ignorados pelas instituições de ensino ou que só podem ser mais compreendidos quando se está no ambiente de trabalho.

 

1 – Identifica os pontos fracos

É claro que todo profissional apresenta seus pontos fracos, isso é inevitável. Mas identificá-los logo no processo de estágio é uma grande vantagem. O profissional pode lapidar esses pontos fracos e otimizar suas habilidades.

Diante disso, o estagiário consegue desenvolver duas das melhores características de um profissional qualificado: o auto-conhecimento e o senso crítico. Ter a percepção do que é preciso aprender em sua área de atuação e conhecer suas limitações faz com que você se torne um profissional exemplar e ideal para a empresa que você escolheu estagiar.

2 – Ganho de responsabilidades

Uma das maiores qualidades de um profissional é justamente saber lidar com as responsabilidades da sua função. Dentre uma das situações de responsabilidade que podemos citar aqui é a pontualidade. Essa é uma característica fundamental que assume um importante papel nas relações profissionais. O cumprimento das principais obrigações mostra o quão responsável é esse profissional.

3 – Desenvolvimento da autoconfiança

A partir do momento em que o profissional começa a desenvolver suas competências, se sente mais preparado e autoconfiante em sua bagagem de conhecimentos. Essa característica possibilita que o estagiário tenha uma visão mais assertiva das necessidades da empresa e consiga elaborar metas e objetivos para alcançar resultados.

4 – Disciplina

A disciplina é um hábito que deve ser cultivado diariamente. Por meio dela, o profissional tem ciência do que deve ser feito e sabe quais são os meios para realizar cada tarefa em seu tempo. Dessa forma, consegue determinar e priorizar tarefas mais importantes, tendo um domínio maior com prazos estipulados pela empresa.

5 – Se torna mais preparado para o mercado

Quando o profissional, por mais iniciante que seja na área, consegue desenvolver todas essas habilidades, ele está pronto para encarar a competitividade do mercado de trabalho. Mais do que isso, consegue avançar para o patamar de liderança, já que é capaz de dominar as principais áreas de responsabilidades da empresa.