Ter uma equipe engajada é essencial para que o seu negócio tenha bons resultados. Para isso, é necessário criar estratégias compostas por ações, que atendam às necessidades e expectativas dos profissionais. Dessa forma é possível nivelar os propósitos deles e da empresa.

Confira algumas formas de fortalecer o vínculo e o engajamento da sua empresa com os colaboradores:

  • Metas

As metas não devem ser subestimadas, elas devem ser uma prioridade do estagiário ao funcionário com o mais alto cargo da empresa. Além disso, ao estipular metas para toda a equipe, você estará criando uma rede de colaboração mútua.

No entanto, é importante lembrar que as metas devem ser alcançáveis e próximas da realidade!

 

  • Planos de crescimento profissional

 

Saber onde está e onde quer chegar é uma ótima forma de incentivar as pessoas para engajarem e se sentirem motivadas. Por isso, para engajar os colaboradores é preciso definir um plano de crescimento profissional, como falamos no artigo anterior.

 

  • Cultura da empresa

 

A cultura organizacional deve ser apresentada já para os candidatos às vagas em aberto. Dessa forma, eles não vão apenas conhecer os valores, a missão e a visão da empresa, mas também compartilhar desses ideais.

Já no cotidiano, é necessário reforçar pontos mais importantes da cultura, seja através de reuniões, palestras, treinamentos etc.

 

  • Escute seus colaboradores

 

A cultura de feedbacks é essencial para que a equipe se mantenha engajada. Para isso, é essencial que haja liberdade e transparência. 

Dessa forma, o compartilhamento de sugestões e ideias para melhorias será constante. Uma forma para que isso ocorra é realizar pesquisas de satisfação com regularidade.

 

  •  Reconheça os colaboradores

 

Ser reconhecido por algo positivo que fizemos está na nossa cultura. Por isso, é muito importante implantar a cultura de reconhecimento e recompensa dos colaboradores. A meritocracia garante que o esforço do colaborador em favor da coletividade seja recompensado sem que haja injustiças.

 

  • Análises constantes

 

As estratégias para promover o engajamento sempre geram resultados, sejam eles positivos ou negativos. E é essencial analisar esses dados para saber se as ações estão no rumo certo ou não.

Uma forma de verificar é utilizar a pesquisa de satisfação com os funcionários. Ela é uma poderosa ferramenta para avaliar suas ações. 

Com esses resultados em mãos, é possível investir nos potenciais soluções para melhorar o engajamento.