Vagas de Estágio:  (37) 99116-7715   Contratos de Estágio:  (37) 98411-4889
Estamos em todo Brasil

Como a agência de integração de estágios atua?

Agiel Estágios 08/02/2021 12:59

Entenda o que um agente de integração de estágios pode fazer pra te ajudar a encontrar jovens talentos para sua empresa.

Contratar estagiários, no contexto atual do mundo do trabalho, é um dos maiores desafios da Gestão de Pessoas nas organizações.

Além de trazer benefícios financeiros relativos à isenção de encargos trabalhistas, proporciona às empresas desenvolverem o processo de formação de novos colaboradores que poderão ser incorporados ao quadro de profissionais contratados após passarem pelo estágio e adquirirem as habilidades e atitudes desejadas pela empresa concedente.

Um Agente de Integração exerce um papel importante como auxiliar no processo de aperfeiçoamento do estágio, tendo que exercer as seguintes funções, de acordo com a Lei do Estágio:

  • Identificar as oportunidades de estágio
  • Ajustar suas condições de realização
  • Fazer o acompanhamento administrativo
  • Encaminhar negociação de seguros contra acidentes pessoais
  • Cadastrar os estudantes

Identificar as oportunidades de estágio

Buscar empresas e profissionais liberais interessados na implementação de um programa de estágio estratégico, bem estruturado e com segurança jurídica;

Ajustar suas condições de realização

Auxiliar as empresas concedentes de estágio com a elaboração de todos os documentos necessários, para a contratação e manutenção do vínculo de estágio;

Fazer o acompanhamento administrativo

Orientar e acompanhar a assinatura e tramitação de toda a documentação exigida para a formalização do estágio; verificando periodicamente a situação escolar do estudante; controlando os períodos de recesso a serrem usufruídos; auxiliando na elaboração dos relatórios de avaliação periódica, bem como no controle da entrega desses relatórios junto às Instituições de Ensino;

Encaminhar negociação de seguros contra acidentes pessoais

Cuidar de todo o processo para maior tranquilidade da parte concedente;

Cadastrar os estudantes

Cadastrar os estudantes e manter um banco de currículos diversificado, robusto e atualizado, de acordo com as necessidades do mercado de trabalho (incisos de Ia V do art. 5º da Lei 11.788/2008).

Os agentes de integração podem, ainda, selecionar os locais de estágio e organizar o cadastro dos concedentes das oportunidades de estágio. (art. 6º da Lei 11.788/2008).

"O agente de integração não pode atuar como representante do estagiário, da parte concedente ou da instituição de ensino. O Termo de Compromisso de Estágio deve ser firmado pelo estagiário ou pelo seu representante legal e pelos representantes legais da parte concedente e da Instituição de Ensino."

Além de trazer inúmeras vantagens para o seu negócio, contratar estagiários ainda contribui com a sociedade e com o desenvolvimento econômico do país, criando oportunidade para que jovens estudantes ingressem no mundo do trabalho e consolidem sua formação como profissionais e cidadãos.

Leia também: