O economista Ricardo Amorim antecipa em vídeo publicado na Plataforma de Inovação AAA que o que virá em 2021 será uma grande aceleração. Não tanto econômica, mas social e antropológica. O que isso quer dizer? Que as transformações serão cada vez mais rápidas, do ponto de vista tanto tecnológico, quanto social, quanto econômico e do modelo de negócios. Isso está acontecendo por vários fatores que estão se juntando ao mesmo tempo:

  • Transição demográfica marcada pelo envelhecimento da população;
  • Aumento expressivo de tecnologia e inovação – mais ideias de novos negócios e maior capacidade de transformá-las em realidade com mais capital disponível;
  • Mais tecnologias de base que ajudam a fazer com que produtos, serviços e modelos de negócio possam se materializar com sucesso;
  • Problemas macroeconômicos mundiais;
  • Guerras comerciais;
  • Instabilidade geo-política;

Como este cenário impacta o modelo de gestão de pessoas da sua empresa? É cada vez mais importante saber identificar as habilidades e competências pessoais para o atual contexto do mundo do trabalho. Mas como identificá-las durante o processo seletivo?

O que são Habilidades e Competências?

Comecemos por uma análise da evolução do conceito de competências ao longo do tempo.

Murari e Helal (2010) apresentam o conceito de competências de acordo com as correntes comportamentalista, funcionalista e construtivista:

  • A corrente comportamentalista é de origem americana e enfatiza a definição dos atributos que permitam ao indivíduo alcançar desempenho superior.
  • A corrente funcionalista é de origem inglesa e enfatiza a construção de perfis ocupacionais como base para a definição de programas de formação, avaliação e certificação de competências. 
  • A corrente construtivista é de origem francesa e enfatiza o processo de aprendizagem (cognitiva) como mecanismo para o desenvolvimento de competências profissionais.

As empreendedoras Danielle Piazzi e Fernanda Verdolin em seu livro "A Disrupção do Marketing para Instituições de Ensino" (baixe aqui gratuito) concluem que competência é uma qualidade de apreciar e resolver um problema, envolvendo a capacidade, habilidade, aptidão e idoneidade. Indivíduos competentes, dentro das mais variadas atividades profissionais, tendem a ser bem sucedidos. 

Na sociedade atual, as competências são essenciais para que o indivíduo tenha sucesso em sua vida social e em sua carreira. A forma de conduzir suas relações, responsabilidades e profissão é determinada por sua capacidade de, a cada dia, conviver e resolver as situações cotidianas, cujos resultados são totalmente dependentes da forma com que os seus problemas são solucionados. (PIAZZI&VERDOLIN, 2020)

Quanto às habilidadesas mudanças no mercado e no mundo do trabalho, principalmente as que ocorreram no cenário da pandemia, tornaram essenciais o desenvolvimento de habilidades, tais como: colaboração, flexibilidade, engajamento, comunicação, empatia, dentre outras. 

"As habilidades estão associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Assim, identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações-problema, sintetizar, julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades."

"Já as competências são um conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam, por exemplo, uma função/profissão específica: ser arquiteto, médico ou professor de química. As habilidades devem ser desenvolvidas na busca das competências".

Recentemente, a Revista Exame publicou uma matéria que destacava as 3 perguntas que Jeff Bezos, CEO da Amazon, faz nos processos seletivos para contratação de novos funcionários. Estas três perguntas desenvolvidas com base nas vivências de Jeff Bezos, ajudam a garantir que o mesmo nível de exigência almejado por ele se mantenha ao longo do tempo na companhia.

As 3 perguntas de Jeff Bezos para a contratação de funcionários:

1.  Eu vou admirar essa pessoa?

É possível ter um senso claro do perfil profissional do candidato ao perguntar como ele lidou com uma situação difícil em sua carreira — e observar quais foram as estratégias empregadas para resolvê-la. Os candidatos devem pesquisar o perfil da empresa para entender um pouco mais sobre sua cultura.

2.  Essa pessoa vai contribuir para aumentar o nível de eficiência do grupo em que está entrando?

Bezos acredita que o objetivo essencial da contratação deve ser sempre o de melhorar a empresa, "aumentando a barra" de exigências. Para ter uma visão mais clara de como as pessoas devem continuar engajadas ao longo do tempo, o executivo recomenda perguntar aos candidatos como eles visualizam a companhia dali cinco anos.

3.  Em que dimensão essa pessoa pode ser um "talento fora da curva"?

Além de considerar habilidades e experiência, Bezos acredita que é importante considerar os talentos individuais de um candidato. Trata-se de profissionais inovadores, capazes de questionar o trabalho feito e colaborar para identificar soluções dentro da empresa. Profissionais com esse perfil encorajam o pensamento inovador e colaboram para o crescimento da organização.

As três perguntas de Jeff Bezzos estão alinhadas com a corrente comportamentalista, de origem norte americana, focada no alcance de desempenho superior para o indivíduo e para a organização. 

Concluímos este post reforçando o compromisso da AGIEL – Agência Virtual de Estágios – com o aperfeiçoamento do recrutamento e seleção de estagiários e fazemos isso porque acreditamos que o estágio é a maneira mais eficiente que as empresas têm para desenvolver novos profissionais para o mundo do trabalho. Integramos os interesses das empresas e das Instituições de Ensino para que o estudante de hoje seja o profissional bem sucedido(a) de amanhã. 

Portanto, conte com a AGIEL para encontrar estagiários que sejam capazes de desenvolver, durante o estágio, as habilidades e competências que elevarão o nível de eficiência de sua empresa.